top of page

Me reconheço no fazer intuitivo e na memória afetiva que faz parte de minha vida como um modo de perceber o mundo. Sou atraído pelos corpos como extensão da minha própria subjetividade. Me avizinho aos processos de construção de singularidades com a precariedade do humano, vetor da minha corporeidade.

Cayo Vieira é artista, psicanalista e psicólogo. Natural de Curitiba (1986), onde vive e trabalha, iniciou a carreira como assistente de estúdio e de laboratório fotográfico em 2002, mas antes disso já acompanhava o pai, Sérgio Vieira, em sua caminhada como fotógrafo. Estudou Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e Pintura na Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Entre os anos de 2003 e 2011 trabalhou, como fotojornalista, para assessorias de imprensa e veículos de comunicação. Por 20 anos atuou prioritariamente, na documentação de espetáculos, criação e direção de fotografia para videodanças e performances. 

Atualmente dedica-se a clínica psicanalítica e seus desdobramentos. Nessa direção, sua produção artística torna-se estratégia de elaboração numa perspectiva autobiográfica. É artista-propositor no coletivo NÓ movimento em rede onde realiza, dentre diversas ações, o projeto corpo-câmera, dispositivo teórico-prático interessado nas aproximações entre psicologia social, arte e psicanálise. Pela ALCEP/PR (Associação Livre Centro de Estudos em Psicanálise) onde está em formação contínua desde 2018, realiza oficinas, minicursos, além de coordenar grupos de escuta em contextos de vulnerabilidade social e econômica. Atende também pela plataforma PsiSocial.

Currículo Acadêmico: http://lattes.cnpq.br/4065290842640631 

Principais Trabalhos

2024 Nem frio, nem calor: apenas o cheiro de Jasmim, Museu da Fotografia, Curitiba/BR (exposição individual)

2023 EU-OU, mostra de processos 20.MINUTOS.MOV, NÓ movimento em rede, Curitiba/BR (performance)

2020 Transitions and Displacements, Millepiani, Roma/Italia (exposição coletiva)

2018 Traduções/Übersetzungen, VHS, Stuttgart/ Alemanha (exposição individual)

2017 Dupla-Exposição, Teatro Laboratório da FAP, Curitiba/BR (performance)

2015 Mudanças - Retratos do Itaqui, Centro Cultural Sistema Fiep, Curitiba/BR, (exposição individual)

2007 Heroínas, Centro Cultural São Paulo, São Paulo/BR (exposição individual)

Prêmios | menções 

2022 Prêmio Marc Ferrez de Fotografia com o projeto Redes, FUNARTE, São Paulo/BR

2020 Menção Honrosa na categoria Analog/Film do International Photography Awards com trabalho Panorama, parte do projeto “Nem frio nem calor: apenas o cheiro de Jasmim”, Lucie Foundation, Los Angeles/EUA 

2020 Menção Honrosa na categoria Deeper Perspective do International Photography Awards com trabalho Panorama, parte do projeto “Nem frio nem calor: apenas o cheiro de Jasmim”, Lucie Foundation, Los Angeles/EUA

Publicações

Livros

2017 Corpo em Questão, Curitiba: NÓ movimento em rede 

ISBN: 9788554826000

2015 Mudanças, Curitiba: Cayo Vieira 

​ISBN: 9788591947904

Oficinas | apresentações | minicursos

2023 nem frio nem calor apenas o cheiro de jasmim: arte e psicanálise como estratégia clínica, III Congresso Brasileiro de Psicologia da FAE, Curitiba/BR (apresentação)

2023 Identidade-Identificação: Contribuições Psicanalíticas à Psicologia Social na Escuta de Homens Autores de Violência Doméstica, III Congresso Brasileiro de Psicologia da FAE, Curitiba/BR (apresentação)

2023 nem frio nem calor apenas o cheiro de jasmim: a criação como elaboração do luto, Encontro de Clínica e Invenção costuras - éticas - estéticas,  PPGArtes, - Mestrado Profissional em Artes, Universidade Estadual do Paraná, Curitiba/BR (apresentação)

2023 (Des)Montagem Corpo-Câmera: Reflexões Sobre Sua Operação Clínica, Encontro de Clínica e Invenção costuras - éticas - estéticas,  PPGArtes, - Mestrado Profissional em Artes, Universidade Estadual do Paraná, Curitiba/BR (apresentação)

2023 As Psicoses, formação Percurso do Psicanalista, ALCEP/PR (aula)

2023 Corpo-Câmera, grupo Entre Nós, Curitiba/BR (oficina)

2022 Corpo-Câmera , Hospital Adauto Botelho, Pinhais/BR (oficina)

2022 Mancha: oficina de decomposição | imagem-gesto-descrição em parceria com Bernardo Stumpf e Dayana de Cordova, NÓ movimento em rede, Curitiba/BR (oficina)

2022 Corpo-Câmera em contato com Corpos-Trans, NÓ movimento em rede, Curitiba/BR (oficina)

2022 Vivência Dupla-Exposição, Casa Hoffmann - Centro de Estudos do Movimento, Curitiba/BR (vivência)

2021-2022 Corpo-câmera , Hospital San Julian, Piraquara/BR (oficina)

2021 "O antes, durante e depois da filmagem: estratégias para criação em dança nas telas", Casa Hoffmann - Centro de estudos do movimento, Curitiba/BR (minicurso)

2019 Corpo-câmera: uma possibilidade metodológica para intervenções identitárias, PUC-SP São Paulo/BR (apresentação)

2019 Uma perspectiva etnográfica de questões identitárias a partir de um processo de reassentamento: o caso do Rio Itaqui, PUC-SP, São Paulo/BR (apresentação)

2019 Corpo-Câmera, The Home Project, Atenas/GR (oficina)

2018 Dupla Exposição: A fotografia como mediador na Psicologia Comunitária e Institucional,  FAE Centro Universitário, Curitiba/BR (apresentação)

2018 Identidade e representação: um olhar psicossocial sobre a fotografia, II Congresso Brasileiro de Psicologia, FAE, Curitiba/BR (apresentação)

2018 O sujeito enquanto fonte: um estudo etnográfico sobre um reassentamento habitacional, II Congresso Brasileiro de Psicologia, FAE, Curitiba/BR (apresentação)

2018 Dupla-Exposição, CAPS,  Almirante Tamandaré/BR (oficina)

2017 quem sou eu?: um estímulo visual-reflexivo para a transformação

identitária em um grupo de adolescentes, FAE Centro Universitário, Curitiba/BR (apresentação)

2016-2018 Autorretrato: um caminho para singularidades, Hospital Neuropsiquiatria San Julian, Piraquara/BR (oficina)

2016 Em movimento: corpo e fotografia, II Interarte, Universidade Estadual do Paraná, Curitiba/BR (vivência).

bottom of page