3aoCubo, 2020 (projeto em andamento)

pesquisa; fotografia; 

3aoCubo está sendo produzido durante a pandemia COVID-19 e discute uma ideia de vida encubada, experienciada com minha família em isolamento social. Em um olhar para o dentro e o fora de casa, investi na potência de luz como forma de revelar um interior de dimensão caótica, oscilando entre a vulnerabilidade e a resistência; transbordante em movimento e vida. Três vidas encubadas entre quatro paredes, que encontram sua força no dia a dia e aguardam o momento de emergir no mundo. 

Refiro-me ao cubo em analogia à estrutura da casa. Porém, nesse cotidiano (auto)retratado, a vida surge como uma quebra da lógica congruente do cubo, deslocando ângulos e rompendo arestas. Disponho as imagens justapostas como tentativa de expressar a experiência real de minha identidade carregada de contrastes e reflexões. 

As fotografias na composição entre si produzem uma estrutura particular de fatos dentro de uma rotina instável, se opondo a certeza dada pela linearidade do cubo. Apontam para uma referência entre dentro/fora a partir de uma luminosidade artificial que busca o equilíbrio no encontro com breves provocações vindas de fora.  

O dentro cresce comprimido, encubado, buscando frestas para enraizar e se manter em chão firme. Mesmo que o olhar se perca em dias da semana. Mesmo que a incerteza chegue e se instaure. Existe uma potência luminosa que brota de dentro do espaço, evidenciando um desejo latente, um impulso de vida pós quarentena. A vida encubada continua sendo vida.

cayo
vieira